Há uns tempos atrás, por motivos de saúde, tivemos que excluir da alimentação cá de casa o trigo. Não foi um processo fácil… Como sabem, o trigo está incluído em quase todas as refeições: pois está presente no pão, nas bolachas, nos cereais, nas massas, etc… Nessa altura pesquisei bastante sobre o assunto e tive que reformular um pouco a forma de cozinhar. No caso do pão, experimentei várias receitas: ou ficava muito esfarelado ou ficava muito seco… Nunca acertei até fazer esta receita que vos trago hoje.
Para quem tem intolerância ou alergia ao trigo ou ao glúten ou para quem simplesmente quer evitar o glúten. Aqui fica um link para um artigo super interessante sobre o glúten: “Devemos retirar o glúten da alimentação mesmo sem sintomas?”
Ingredientes:
2 garrafas pequenas de água com gás (2×0,25L)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel (se não gostarem do sabor a mel podem substituir por açúcar)
1 colher de chá de sal
450 g de farinha Schar mix pan
1 colher de chá de goma xantana
100 g de farinha de arroz
1 pacotinho de fermento seco sem gluten para pão
Preparação:
MFP: Coloque na cuba todos os ingredientes, pela ordem indicada. Escolha o programa Massa (tipicamente 1h30m).
“À mão”: Se não tem MFP, coloque as varas próprias para amassar na batedeira. Junte todos os ingredientes, tendo o cuidado de não juntar o sal com o fermento. Assim que a massa estiver bem amassada, deixe a massa repousar cerca de 1 hora, para que dobre o volume inicial.
Assim que terminar o programa da máquina ou que a massa tenha dobrado de volume, deite a massa para uma forma revestida a papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
Para se certificar que está cozido, faça o teste do palito.
Bom apetite, HH!
Inspiração: http://araparigadoblogaolado.blogspot.pt/2014/02/pao-sem-gluten-e-sem-mfp.html